Henrique Pereira

Preço Combustíveis

Variação dos preços (em cêntimos)

SemanaGasolinaGasoleo
13 a 19 de outubroN/A-1
6 a 12 de outubro-0,5-2
29 de setembro a 5 de outubro-1+0,5
22 a 28 de setembro 2025+0,5+0,5
15 a 21 de setembro 2025N/AN/A
8 a 14 de setembro 2025+1,5+2
1 a 7 de setembro 2025-0,5+0,5

Gráfico com o valor acumulado da variação

Gráfico de Variação dos Preços


Subscrever a notificações via email

Nota: o pedido pode demorar algum tempo até ser submetido.

Retirar a subscrição às notificações


Prefácio

Como qualquer cidadão português, privilegiado, que utiliza o carro como meio de transporte, gosto sempre de saber a alteração aos preços dos combustíveis para a semana seguinte. Para tal, costumo ir ao website da Contas Poupança onde todas as sextas feiras, em princípio, é publicado um artigo com as alterações dos preços.

Como podem perceber, este ritual é agonizante. Pelos seguintes motivos:

De forma a não sofrer tanto, criei um pequeno script em Python que faz todo este trabalho e coloca as alterações dos preços num ficheiro CSV, para depois carregá-lo aqui, com a ajuda de uma Github Action com cronjob. Se quiserem, podem consultar o scipt neste repositório.

Script & Automatização

Como referido, extraio o preçário do website da Contas Poupança. No entanto, o webmaster escolheu um protocolo peculiar para o routing das páginas, que é composto por:

Para resolver este problema, e omitindo toda a lógica de calcular os dias da semana seguinte, utilizei uma expressão regular que me ajuda a encontrar o link da publicação: re.compile( rf'/carro/combustiveis/.*-combustiveis--precos-na-proxima-semana--{week_range}--\w+')

A partir daí foi mais simples. Adicionei a lógica de encontrar os valores pretendidos, com expressões regulares, e escrever o resultado para o ficheiro .csv.

Quanto à automatização, que foi o maior obstáculo, utilizei Github Actions com cronjobs para:

Nota final

Quero terminar este pequeno texto clarificando que não estou a lucrar com este serviço; o meu objetivo, neste momento, para além de não ter que ir ao website da Contas Poupança, é testar os limites da disponibilidade da arquitetura que implementei.